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A Wilson Sporting Goods Co., fabricante líder de equipamentos desportivos dos EUA, revelou um protótipo experimental anunciado como a primeira bola de basket sem ar impressa em 3D.

Espera-se que este protótipo não apenas demonstre a possibilidade de fabricar uma bola de basket que não requer ar, mas também a utilidade de técnicas aditivas dentro do setor de artigos desportivo. Um projeto impulsionador das aplicações criativas de FA para prototipagem e produção 3D. Os primeiros testes afirmam que o peso, o tamanho e o ressalto da bola quase se encaixam nas especificações de desempenho de uma bola de basket regulamentada. Sendo a sua jogabilidade demonstrada por KJ Martin, do Houston Rockets, num recente jogo All-Star da NBA, na primeira rodada do concurso AT&T Slam Dunk.

Fabricação aditiva e o mundo mais amplo do desporto

A bola de basket sem ar da Wilson continua a dar força à tendência da tecnologia aditiva aplicada na indústria desportiva. Em 2021, a Adidas abraçou um dos primeiros projetos de impressão 3D da industria desportiva para produzir sua sola de sapato, a 4DFWD, uma sola de corrida otimizada, que nos testes demonstrou gerar até três vezes mais movimento para frente do que os modelos anteriores. A este caso de sucesso, a Adidas juntou outro projeto 3D em colaboração com a empresa de óculos Marcolin Group, desta vez com os 3D CMPT, uns óculos desportivos impressos em 3D pesam apenas 20g.

Também em 2021, uma empresa alemã usou a impressão 3D para produzir selins de ciclismo personalizados. Ao usar essa tecnologia para imprimir as peças em grande escala, conclui-se que os prazos de entrega foram reduzidos de seis meses para 10 dias, reduzindo ainda os custos do processo. A FA torna-se cada vez mais importante nos novos modelos de negócio, devido às oportunidades únicas para personalizar produtos de uma forma que não pode ser replicada com métodos tradicionais.