Skip to main content

Ao explorar a tecnologia de impressão 3D ou navegar por catálogos de empresas de fabricação aditiva, é fácil encontrar termos como FFF, FDM e MEX. Mas quais as semelhanças e diferenças entre esses três termos?

O que é MEX na Fabricação Aditiva?

MEX, Material Extrusion (Extrusão de Material), utiliza a ideia de dispensar material (um filamento ou grânulos de polímero) através de um “bocal” quente (chamado extrusor) criando objetos a partir de materiais termoplásticos. O polímero termoplástico é alimentado num hotend (cabeça de extrusão aquecida), onde é derretido e extrudido adicionando camadas extras, uma sobre a outra, para obter a peça desejada.

Esta tecnologia oferece muitas vantagens. Permite prototipagem funcional, fabricação de auxiliares de produção e criação de peças finais, reduzindo custos e tempo de produção. Uma ampla gama de filamentos resulta em várias aplicações, tanto para entusiastas como para fins industriais. Impressões feitas com materiais de alto desempenho e certificados (como ULTEM 9085 ou PEEK) podem ser usadas nas aplicações mais exigentes, incluindo setores aeroespacial, aeronáutico, de defesa, setor automóvel, entre outros.

A capacidade de produzir peças conforme as necessidades permite testar inúmeras opções e de maneira mais rápida do que nunca. Isso impulsiona a vertente inovadora do seu negócio, uma vez que novas ideias podem ser facilmente transformadas em ferramentas reais, sem as restrições de quantidade mínima de encomenda ou longas esperas por entregas internacionais. A tecnologia de impressão 3D resolve o problema da obsolescência, ao permitir a implementação do conceito de armazenamento digital. Além disso, a fabricação aditiva oferece a possibilidade de imprimir objetos com geometrias avançadas e complexas.

A Impressão 3D MEX Combina FFF, FDM e FGF

Entende-se que o MEX abrange diferentes técnicas de impressão de objetos a partir de uma bobina de filamento (FFF e FDM – ambos descritos abaixo) ou de grânulos de polímero (FGF – Fabricação de Grânulos Fundidos, também conhecido como Impressão de Pellets).

FFF e FDM® Usam a Mesma Tecnologia

Passemos ao FFF e ao FDM. Quais são as diferenças? Bem, não são muitas. Na verdade, estes dois conceitos diferentes descrevem o mesmo processo de impressão 3D, utilizando uma bobina de filamento, uma impressora 3D com cabeça de extrusão aquecida e software pré-configurado. Então, por que usamos ambos os nomes em vez de apenas um?

FDM – Modelagem por Fusão e Deposição

A razão está no aspeto legal. Em 1989, S.S. Crump, fundador da Stratasys, inventou e patenteou a tecnologia 3D como descrito acima e chamou-a de Modelagem por Fusão e Deposição (FDM). Como resultado, nenhuma outra empresa pode utilizar o método de impressão 3D sem pagar à Stratasys. A situação mudou em 2009, quando a patente expirou e a tecnologia se tornou amplamente disponível para uso comercial. Em outras palavras, FDM significava a marca registrada da Stratasys, e ainda está em uso devido à sua importância histórica e ao facto de que a Stratasys é uma empresa de renome no mercado.

FFF – Fabricação de Filamento Fundido

Então, de onde vem o FFF? FFF (Fabricação de Filamento Fundido) é uma forma alternativa de chamar a impressão de objetos a partir de termoplásticos. O nome foi criado pelo projeto RepRap, lançado em 2005 no Reino Unido. Os engenheiros britânicos desenvolveram ligeiramente o conceito da Stratasys e o tornaram de código aberto. É por isso que outras empresas que entraram na corrida da fabricação aditiva utilizaram o acrónimo FFF. Estritamente falando, FFF descreve adequadamente o processo de impressão 3D, assim como o FDM.

Hoje, muitas empresas usam FFF e FDM de forma intercambiável. Em geral, não há diferença entre esses dois nomes – ambos se aplicam ao mesmo método de criação de objetos a partir de termoplásticos. No entanto, alguns utilizadores profissionais podem preferir FDM em vez de FFF, já que FDM é um nome mais associado à indústria devido às suas raízes empresariais.

O que importa mais do que o nome correto é o tipo de impressora 3D que utiliza. Há uma grande diferença entre um equipamento industrial e um equipamento profissional. A impressora 3D industrial, como INDUSTRIAL F421, permite obter elementos precisos e reproduzíveis feitos de materiais certificados, adequados para funcionar em ambientes extremamente adversos. Isso não pode ser obtido com uma impressora profissional. Uma câmara de impressão aquecida, mesa aquecida e módulos intercambiáveis são qualidades chave das impressoras 3D industriais.

Close Menu