
A revolução digital na impressão de etiquetas e embalagens está a ser impulsionada pelas oportunidades no cenário tecnológico e de negócios, incluindo a automatização, compras online e presença crescente na web. Assim, os mercados de etiquetas, rótulos e embalagens estão em crescimento devido à impressão digital, mesmo com tiragens menores e a procura por métodos sustentáveis. Aliás, a tecnologia de impressão de etiquetas digitais tem vindo a superar a flexografia e a impressão offset, com os especialistas a preverem um crescimento significativo.
A impressão digital provou ser ágil durante a pandemia, adaptando-se às mudanças na procura, prevendo-se que o valor da impressão digital de etiquetas alcance quase 20 mil milhões de dólares até 2032. Ou seja, após a pandemia, o mercado de rótulos e embalagens deverá continuar a crescer, com 35% da produção de etiquetas a ser digital ou híbrida. O mercado global atingiu os 12,6 mil milhões de dólares em 2022.
A FINAT relata que 37% planeia investir em impressão digital ainda este ano. A AccurioLabel 400 lançada em 2023, promete reduzir os custos e expandir aplicações, consolidando a presença da Konica Minolta no mercado.
“Na pandemia assistiu-se a um crescimento significativo na venda de produtos essenciais, os quais exigem embalagens industriais e a granel, que precisam de etiquetas e rótulos, embora por outro lado a procura tenha diminuído para muitos produtos de luxo”, afirma-se no relatório. “O desempenho do digital superou as expectativas do mercado, à medida que mais marcas e retalhistas identificaram a agilidade e resposta rápida como fatores importantes para satisfazer padrões de procura em rápida mudança.”
Smithers Pira, The Future of Digital Printing to 2032, digital printing product markets and forecasts
